Recital do Centro de Música Brasileira
291º apresentação
Homenagem ao compositor brasileiro Osvaldo
Lacerda (1927–2011)
Músicos da Escola de Música de São Paulo
Coordenação: Naomi Munakata e Rosana Civile
Coordenação: Naomi Munakata e Rosana Civile
Osvaldo Lacerda foi um grande defensor da música erudita
brasileira e fundou o Centro de Musica
Brasileira em 1984.
Programa
Melodia para clarineta solo - Gêneses de Paiva
Ponto (Brasiliana nº 6) para piano
solo - Arissa Mitsumori
Contra-ritmo (Estudando Piano) -
Lucas Akio
Dórico (Cromos - 4º caderno) -
Guilherme Araujo de Almeida
Lídio e Pentafônica (Cromos - 4º
caderno) - Raquel Felix Vieira da Silva
O menino doente (para canto e
piano) – Denise Yamaoka e Marcus Vinicius Loureiro
Poema sobre uma notícia de jornal (para
canto e piano) - Daniel Umbelino e Eduardo Listik
Cançoneta (para trombeta e marimba)
- Maurício Buono Varanda e Stefan Barbosa de Oliveira
Momento Musical nº 3 (para flauta
e piano) - Tayná Tacyane A. Trigo e Eduardo Listik
Variações sobre Tutú Marambá (para
quatro flautas) - João Luís Prado Vieira, Thiago Joseph, Pablo Domingues
Cobello, Lucas Flora Agostinho
Brasiliana nº 1 (Dobrado, Modinha,
Mazurca, Marcha de rancho) - Lawrence Longhi
Ponteios nº 6 e 7; Estudo nº 5 -
Juliana Ripke
Ponteios nº 8, 9 e 10; Estudo nº 4
- José Luiz Martins
Fantasia e Rondó para quinteto de
metais - Maurício Buono Varanda, Caique de Paula Santanna, Diego Firmino C.
Nogueira, Deivson Angelo e Mateus Silveira
Ponto de Iemanjá (para canto e
percussão) - Silvania Abrusio e Grupo de Percussão da Escola de Música de São
Paulo
Losango Cáqui– Texto: Mário de
Andrade Escola (para canto e percussão) – Alberto Cecconi e Grupo de Percussão
da de Música de São Paulo
Hiroshima, meu amor (para canto e
percussão) – Texto: Augusto de Campos - Alberto Cecconi e Grupo de Percussão da
Escola de Música de São Paulo
Três Estudos para percussão –
Grupo de Percussão da Escola de Música de São Paulo
Jefferson Silva Barbosa, Marissa
Pinheiro, Renan Ladislau Santos, Renato Raul dos Santos, Stefan Barbosa de
Oliveira
Regência: profa. Elizabeth Del Grande
Regência: profa. Elizabeth Del Grande
Escola de Música de São Paulo
Diretora: Naomi Munakata
Diretora: Naomi Munakata
Professores preparadores
Alex Sandra Grossi (aluno: Marcus
Vinicius Loureiro)
Andrea Kaiser (aluna: Denise
Yamaoka)
Carlos Sulpício (alunos: Maurício
Buono Varanda, Caique de Paula Santanna e quinteto de metais)
Dana Radu (professora
correpetidora)
Donizeti Fonseca (aluno: Diego
Firmino C. Nogueira)
Edna D'Oliveira (aluno: Alberto
Cecconi)
Elizabeth Del Grande (Grupo de
Percussão)
Helcio de Latorre / Rogério Wolf
(aluna: Tayná Tacyane A. Trigo)
José Ananias de Souza Lopes
(aluno: Thiago Joseph)
Laura de Souza (aluno: Daniel
Umbelino)
Luiz Serralheiro (aluno:
Mateus Silveira)
Margarida Fukuda (alunos: Arissa
Mitsumori, Lucas Akio)
Marisa Lacorte (aluno: Eduardo
Listik)
Marizilda Hein (canto e piano)
Marta Vidigal (aluno: Gêneses de
Paiva)
Nanci Bueno (professora
correpetidora)
Ozeas Arantes (aluno: Deivson
Angelo)
Renato Figueiredo (alunos:
Lawrence Longhi, Juliana Ripke, José Luiz Martins)
Rosana Civile (música de câmara e
coordenação)
Scheilla Glaser (alunos: Guilherme
Araujo de Almeida, Raquel Felix Vieira da Silva)
Wilson Rezende (alunos: João Luís
Prado Vieira, Pablo Domingues Cobello, Lucas Flora Agostinho)
Osvaldo Lacerda nasceu
em São Paulo, capital, em 23 de Março de 1927.
Aos nove anos de idade, iniciou
seus estudos de piano com Ana Veloso de Rezende, continuando-os, mais tarde,
com Maria dos Anjos Oliveira Rocha e José Kliass. Aprendeu os primeiros
rudimentos de Harmonia e Contraponto com Ernesto Kierski, de 1945 a 1947. No
final da década de 1940, teve aulas de técnica vocal com a cantora russa
exilada Olga Urbany de Ivanow.
De 1952 a 1962, estudou Composição
com Mozart Camargo Guarnieri, a quem deve o inicio de sua carreira, e sob cuja
orientação formou sua personalidade de compositor. Seu estilo caracteriza-se
por um refinado nacionalismo, fruto de extenso conhecimento das características
da musica brasileira, aliado a solido domínio das técnicas modernas de
composição.
Em 1963, passou um ano nos Estados
Unidos, sob os auspícios da John Simon Guggenheim Memorial Foundation, tendo
sido o primeiro compositor brasileiro a usufruir uma bolsa de estudos dessa
importante Fundação. Teve, então, aulas de Composição com Vittorio Giannini, em
Nova York, e Aaron Copland, em Tanglewood.
No final da década de 1970 e
principio da de 1980, aconselhou-se em orquestração com o maestro Roberto
Schnorrenberg.
Em maio de 1965, foi um dos
compositores que o Ministério das Relações Exteriores enviou aos Estados
Unidos, para representar o Brasil no Seminário Interamericano de Compositores,
na Universidade de Indiana, e no IIIº Festival Interamericano de Musica, em
Washington.
Em abril de 1996, foi um dos
compositores brasileiros que a American
Composers Orchestra convidou para participar, em Nova York, do Festival
“Sonido de las Américas: Brazil”.
Entre suas obras, que vêm sendo
cada vez mais executadas no Brasil e no Exterior, destacam-se trabalhos para
piano, canto e piano, coro, conjuntos de câmara, orquestra e banda, muitos dos
quais se acham editados e gravados em discos, no Brasil e Exterior.
No Brasil, tem os seguintes
editores: Artur Napoleão, Cultura Musical, Irmãos Vitale, Mangione e Filhos,
Musicalia, Novas Metas, Ricordi Brasileira, e Secretaria da Cultura, Ciência e
Tecnologia (São Paulo); MusiMed, e Universidade de Brasilia (Brasília,DF);
Funarte, e Coomusa (Rio de Janeiro); Vozes (Petrópolis).
No Exterior, são os seguintes os
seus editores: Gotthard Döring, Hans Gerig, Moeck, Schott’s Söhnne, Tonos, e
Zimmermann (Alemanha); Frangipani Press, Paul Price, Tempo Primo, e União
Panamericana (Estados Unidos); Saga (Inglaterra).
É detentor dos seguintes prêmios
em concursos de composição: Primeiro Prêmio no Concurso Nacional de Composição
“Cidade de São Paulo” (promovido pela Prefeitura Municipal de São Paulo, em
1962), com a Suite “Piratininga”para orquestra; Primeiro Prêmio no Concurso de
Composição de Obras Sinfônicas (promovido pela Rádio Ministério da Educação e
Cultura, do Rio de Janeiro, em 1962), com a mesma Suite “Piratininga”; Segundo
Premio no Concurso de Composição “A Canção Brasileira”(promovido pela Radio
Ministério da Educação e Cultura, do Rio de Janeiro,em 1962), com a canção
“Mandaste a sombra de um beijo”; Primeiro Prêmio no Concurso de Composição e
arranjos para Coro Misto a Quatro Vozes (promovido pela Universidade Federal da
Paraíba, em 1967), com o coro “Poema da Necessidade”; Primeiro Prêmio no Iº
Concurso Nacional de Composição para Instrumentos de Sopro-Trompa e Fagote
(promovido pelo Sindicato dos Músicos Profissionais do Município do Rio de
Janeiro, em 1984), com “Três Melodias”para fagote e piano.
Alem desses prêmios em concursos
de composição, obteve também os seguintes: Prêmio “Melhor Revelação como
Compositor em 1962”, outorgado pela Associação de Críticos do Rio de Janeiro;
Prêmio “Melhor Obra de Câmara em 1970” pela Associação Paulista de Críticos
Teatrais, com o “Trio” para piano, violino e violoncelo; Prêmio “Melhor Obra de
Câmara em 1975” pela Associação Paulista de Críticos de Arte, com as “Quatro
Peças Modais”para orquestra de cordas; Prêmio “Melhor Obra de Câmara em
1978”(outorgado pela Associação Paulista de Críticos de Arte), com
“Appassionato, Cantilena e Tocata”para viola e piano; Premio “Melhor
Obra de Câmara em 1981” pela Associação Paulista de Críticos de Arte, com o
“Concerto”para flautim e orquestra de cordas; Premio “Melhor Obra de Câmara em
1986” pela Associação Paulista de Críticos de Arte, com a “Sonata”para oboé e
piano; e Premio “Melhor Obra Sinfônica em 1994”, com “Cromos”para piano e
orquestra.
Em 1968, recebeu, da Ordem dos Músicos
do Brasil, o troféu “Ordem dos Músicos do Brasil-1968, Compositor de Musica
Erudita”.
Recebeu as seguintes medalhas:
Alexandre Levy, na qualidade de Presidente da Sociedade Pró Música Brasileira,
pela divulgação dada à obra daquele compositor; Marechal Candido Mariano da
Silva Rondon e Brigadeiro José Vieira Couto de Magalhães, ambas outorgadas pela Sociedade Geográfica Brasileira.
Foi fundador da Mobilização
Musical da Juventude Brasileira (1945), e Diretor do Departamento de Divulgação
da Música Brasileira (1951 e 1952), daquela entidade em São Paulo.
Foi fundador e Diretor Artístico
da Sociedade Paulista de Arte, entidade que, de 1949 a 1955, apresentou
diversos novos valores musicais ao publico paulistano.
Foi fundador e Presidente da
Sociedade Pró Musica Brasileira, entidade que, em São Paulo, de 1961 a 1966,
promoveu ampla divulgação da musica brasileira.
Foi novamente Presidente da mesma Sociedade, quando esta ressurgiu
brevemente em 1984.
Foi fundador e Presidente do
Centro de Musica Brasileira, desde a sua fundação em dezembro de 1984 até hoje
(janeiro de 1997), entidade que, em São Paulo, promove grande divulgação da
musica erudita brasileira.
Foi membro da Comissão Municipal
de Musica, em Santos (1965 a 1967); Presidente da Comissão Estadual de Musica,
em São Paulo (1967); e membro da Comissão Nacional de Musica Sacra (1966 a
1970).
Foi
formado em Direito pela Universidade de São Paulo (Faculdade “do Largo São
Francisco”), em 1961. É “fellow” da John Simon Guggenheim Memorial Foundation
(Estados Unidos), e Comendador da Ordem dos Cavaleiros da Concordia (Espanha).
Foi membro efetivo da Academia Brasileira de Música, onde ocupava a
Cadeira nº 9, cujo patrono é Tomaz Cantuaria.
Dedicou-se sempre intensamente ao
ensino da música, na qualidade de professor de Teoria Elementar, Solfejo,
Harmonia, Contraponto, Analise Musical, Composição e Orquestração. Seus livros
Compendio de Teoria Elementar da Musica, Exercícios de Teoria Elementar da
Musica, Curso Preparatório de Solfejo e Ditado Musical, e Regras de Grafia
Musical são adotados em inúmeras escolas de musica do Brasil e Portugal.
Destacou-se a sua participação,
como professor, no Curso de Formação de Professores (da Comissão Estadual de
Musica, de São Paulo, de 1960 a 1962, e de 1969 a 1970); no Iº Seminário de Música
de Sergipe (1967); no IIº Festival de Inverno de Ouro Preto (1968); no Curso
Internacional de Musica do Paraná (de 1966 a 1970, e 1975 e em 1977), e em
muitos outros Cursos de Música, realizados em diversas cidades do Brasil
(Campinas, Ribeirão Preto, Franca, Pindamonhangaba, Presidente Prudente, Poços
de Caldas, Londrina, Natal, etc.).
Referencias:
1)-”Quem é Quem nas Artes e nas
Letras do Brasil”, Seção de Musica (edição do Ministério das Relações
Exteriores, Departamento Cultural e de Informações - Brasília, 1966) - pags.
152 e 153.
2)-”A Aventura da Musica”, de João
Caldeira Filho, volumes I e II (ed. Ricordi Brasileira - São Paulo, 1969 e
1971).
3)-”Figuras da Música Brasileira
Contemporânea”, de Vasco Mariz (ed. Universidade de Brasília - Brasilia, 1970)
- pags. 91 a 93, e 198 a 203.
4)-”Compositores de America”,
volume 15 (ed.Organização dos Estados Americanos - Washington, 1970) - pags.
127 a 141.
5)-”Osvaldo Lacerda - Catalogo de
Obras”(ed. do Ministerio das Relações Exteriores - Brasília, 1976).
6)-”Dictionary
of Contemporary Music”(ed.E.P.Dutton & Co., Inc. - Nova York, 1971) - pags.
413 e 414.
7)-”A Canção Brasileira”, de Vasco
Mariz (ed. Civilização Brasileira - Rio de Janeiro, 1977) - pags. 119 a 122.
8)-”Enciclopédia da Música
Brasileira - Erudita, Folclórica e Popular”(ed. Art Editora Ltda. - São Paulo,
1977) - pag.402.
9)-”The
New Grove Dictionary of Music and Musicians”(editor Stanley Sadie-Londres,
1980) - vol.10, pags. 345 e 346.
10)-”História da Musica no
Brasil”, de Vasco Mariz (ed. Civilização Brasileira - Rio de Janeiro, 1981) -
pags.242 a 249.
Foi o
primeiro compositor convidado para o “Festival de Bar-Harbor” (Maine,USA), em
Julho de 1997, tendo tido várias de suas obras executadas em inúmeros
concertos, com extraordinário êxito.
Em 24 de Novembro de 1997, recebeu
o troféu “Guarani”, outorgado pela “Secretaria de Estado da Cultura”, de São
Paulo, como “Personalidade Musical do Ano”.
Ainda em 1997, recebeu o “Grande
Prêmio Da Critica”, da “APCA” (Associação Paulista de Criticos de Arte).
Em Janeiro de 1999, foi convidado
a participar, na qualidade de compositor, de um Festival de Música
Latino-Americana, promovido pelo Bard College em Annadale-on-Hudson, no Estado
de New York. Obras suas foram então tocadas em diversos concertos promovidos
pelo College. Nessa ocasião, um concerto só de suas obras ( em número de cinco
), foi apresentado na prestigiosa série de concertos da Trinity Church, na
cidade de New York. Esteve o concerto a cargo da Manhattan Chamber Orchestra,
regida pelo entusiástico e eficiente Maestro Richard Auldon Clark.
Em 29
de Março de 2004, recebeu o Prêmio da APCA (Associação Paulista de Críticos
Teatrais), pelo CD "Lembrança de Amor", como melhor CD de 2003.
Em 24 de Julho de 2006, recebeu a
Medalha Anhanguera, a mais importante condecoração concedida pelo Estado de
Goiás, pelos seus serviços prestados à Música Brasileira e à Música em geral.
Recebeu ora, em 13 de Março de
2012, um prêmio in memoriam da APCA, pelo conjunto de sua obra .
Local : Sala da Cultura Inglesa no Centro Brasileiro Britânico
Rua Ferreira de Araújo, 741
Pinheiros - São Paulo
Promoção : CENTRO de MÚSICA BRASILEIRA
Grátis!
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