Centro de Música Brasileira

Osvaldo Lacerda (1927-2011)

Osvaldo Lacerda (1927-2011)
Último grande representante do nacionalismo musical brasileiro faleceu em São Paulo, aos 84 anos


No último dia 18 de julho, faleceu Osvaldo Lacerda, importante compositor do nacionalismo musical brasileiro, movimento do século XX que teve como representantes músicos ilustres como Villa-Lobos, Nepomuceno, Mignone e também Camargo Guarnieri, que foi professor de Lacerda.

Osvaldo Costa Lacerda nasceu em São Paulo no dia 23 de março de 1927.

Estudou piano com Ana Veloso de Rezende, Maria dos Anjos Oliveira Rocha e José Kliass. Teve aulas de harmonia com Ernesto Kierski e de canto com a russa Olga Urbany de Ivanow.

Seu professor de composição e tutor foi Camargo Guarnieri, que o ajudou a formar uma base sólida tanto da técnica composicional quanto no extenso conhecimento das características da música brasileira.

Em 1963, com o apoio de Guarnieri, Osvaldo Lacerda passou um ano nos Estados Unidos, como bolsista da Fundação Guggenheim, onde prosseguiu os estudos de composição com Vittorio Giannini e Aaron Copland.

Osvaldo Lacerda escreveu música para orquestra, de câmara e instrumental, mas tinha predileção pela música vocal de câmara.
Dentre suas obras destacam-se as mais de cem canções sobre textos de importantes poetas brasileiros, que representam um valioso documento da música brasileira e uma referência a cantores e apreciadores da canção de câmara em todo o mundo.

Além da atuação como compositor, Osvaldo Lacerda dedicou-se ao ensino e à difusão da música.
Fundou e dirigiu a Mobilização Musical de Juventude Brasileira, a Sociedade Paulista de Arte da Sociedade Pró-Música Brasileira de São Paulo, e o Centro de Música Brasileira em São Paulo.

Mais tarde, tornou-se professor da Escola Municipal de Música de São Paulo.

Osvaldo Lacerda, que ocupava a cadeira de número 9 da Academia Brasileira de Música, recebeu prêmios como o de Melhor Obra Sinfônica em 1994, por Cromos para piano e orquestra; o Prêmio Guarani de 1997 da Secretaria do Estado da Cultura como Personalidade do Ano; e o Grande Prêmio da Música 1997 da APCA.

Osvaldo Lacerda era casado com a pianista Eudóxia de Barros, sua antiga aluna e companheira de toda a vida.

Osvaldo Lacerda (1927-2011)
Último grande representante do nacionalismo musical brasileiro faleceu em São Paulo, aos 84 anos.

Revista CONCERTO - edição agosto 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui escritos, não refletem necessariamente a opinião dos editores do blog. Nos reservamos o direito de excluir todo e qualquer comentário de anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa ou falsidade ideológica.